TOEFL ou IELTS?

Você precisa provar seu nível de inglês para alguma finalidade específica? Então provavelmente você já se deparou com essa pergunta: TOEFL ou IELTS?

Ambos são exames de proficiência renomados, mas com características bem distintas. Quem dita se será um ou outro é a sua necessidade!  Para qual tipo de comprovação você precisa do exame? É para uma instituição de ensino? Ou é para uma vaga de emprego fora do país, por exemplo? É a instituição a qual você tem que apresentar o certificado que saberá dizer qual deles considera.

course_20

Dito isso, é imprudente comparar o nível de dificuldade de cada exame, pois depende de vários fatores: dos assuntos abordados, de fatores externos (barulhos, má qualidade do áudio, etc.), dentre outros. Mas depende principalmente do nível de proficiência e treino do candidato!

Vamos às características de cada um:

TOEFL (Test of English as a Foreign Language) IBT

Principais Características:

  • Aplicação 100% digital
  • Na prática, se aproxima mais do IELTS e vice-versa (demandam as 4 habilidades).
  • Utiliza inglês norte-americano.
  • Demandas: listening, speaking, writing e reading.

Na prática: O candidato usa um computador em um centro aplicador de prova de forma bem dinâmica, com temporizadores para ler, ouvir, elaborar respostas, responder, etc.

Prós e Contras:

  • Se por um lado isso ajuda na gestão do tempo, por outro, o candidato poder se sentir particularmente pressionado pelo relógio na tela e pelos alarmes ao final do tempo.
  • Um aspecto talvez negativo, baseado em reclamações que ouço sobre o TOEFL IBT é que cada candidato utiliza um computador, que normalmente são separados por baias. Apesar de usaram fones de ouvido e microfone, alguns candidatos relatam terem sido atrapalhados ou até inibidos pela fala do candidato vizinho.

IELTS (International English Language Testing System)

Principais Características:

  • Não é um teste digital
  • Forte influência britânica
  • Demandas: listening, speaking, writing e reading

Na prática: É dividido em dois momentos, sejam dois dias diferentes ou dois turnos do mesmo dia. Num o candidato recebe um exame impresso com questões de compreensão escrita,  redação e compreensão auditiva. No segundo, o candidato faz uma entrevista oral dividida entre outros dois momentos, informações pessoais do candidato e outro comtemas aleatórios.

Qual-e-a-diference-entra-TOEFL-e-IELTS

 

DIFERENÇAS E SEMELHANÇAS

  • SPEAKING

Enquanto no TOEFL IBT o candidato grava digitalmente algumas (geralmente seis) mini-apresentações orais sobre temas diferentes, no IELTS a pessoa senta de frente para o entrevistador e responde as perguntas feitas. Em outras palavras, há uma interação no IELTS.

  • READING

Podemos dizer que a parte de leitura não é muito diferente do TOEFL IBT: cerca de 3 textos de uma ou 1,5 lauda. No entanto, no TOEFL IBT todas as questões são objetivas. Já o IELTS tem questões objetivas ou discursivas bem curtas, com respostas de 02 ou 03 palavras.

  • WRITING

As redações do IELTS e TOEFL IBT também são parecidas em termos de quantidade e estrutura de texto. Ambos pedem 02 textos escritos. IELTS requer um texto de no mínimo 150 palavras e outro de no mínimo 250. O TOEFL IBT requer no mínimo 150 e 300 em cada texto. A redação do TOEFL IBT é digitada e a do IELTS escrita à mão.

Outra diferença é a forma como os temas da redação são apresentados. Um dos textos do IELTS deve ser baseado num gráfico/diagrama fornecido. Já uma das redações do TOEFL IBT é baseada num pequeno artigo para leitura a ser comparado com uma palestra ou diálogo em áudio.

  • LISTENING

E por falar em áudio, além do tipo de inglês utilizado, os testes de compreensão auditiva do IELTS têm uma particularidade. Algumas questões exigem do candidato a habilidade de resumir as respostas em “não mais que três palavras”. Esse é outro item sobre o qual geralmente ouço queixas. Não basta compreender, tem que responder nesse formato.

Essas são apenas as principais diferenças entre os dois exames. Mas não se preocupe, o importante mesmo é que em ambos os casos o mais importante vai ser sempre o quanto você vai se preparar. Caso queira saber mais, entre em contato. Será um prazer ajudar!

#ielts #aprenderingles #inglesfluente #linguainglesa #inglesbritanico #canada #reinounido #aprendaingles #estudeingles #gettingthingsdone #fazendoacontecer

 

IELTS:
·         Inglês essencialmente britânico;

·         Tempo limite apenas total para a prova impressa, candidato gerencia o tempo entre a maioria das seções.

·         Prova em papel:

o   Listening:4 seções, 40 questões objetivas ou discursivas (1-3 palavras) – 30 minutos;

o   Reading: diferente para o Academic ou General Training – 3 seções, 40 questões objetivas ou discursivas (1-3 palavras) – 60 minutos;

o   Writing: (diferente para o Academic ou General Training) 2 textos baseados em tópico escrito por extenso ou gráfico – 60 minutos;

·         Entrevista (horário diferente da prova impressa):

o   Speaking: Entrevista “cara a cara” – 15 minutos

TOEFL IBT:
·         Inglês essencialmente Americano

·         100% digital

·         Temporizador para cada tarefa, sistema “congela” quando o tempo acaba

·         Tudo no mesmo dia e horário:

o   Reading: 3-5 textos, 12-14 questões 100% objetivas para cada texto – média de 20 minutos por texto;

o   Listening: 4-6 Lectures, 6 questões 100% objetivas cada; 2-3 Conversations, 5 questões 100% objetivas cada – 60 a 100 minutos;

o   Speaking: 6 tarefas (gravadas via microfone, não há entrevistador): 2 independentand 4 integrated  – 60-90 minutos;

o   Writing: 1 integrated; 1 independent – 50 minutos totais;

Nota: As instituições responsáveis pelo IELTS e TOEFL podem modificar o formato dos testes sem autorização ou comunicação prévia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: